CAIXA CULTURAL SALVADOR DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Agenda gratuita inclui contação de histórias, oficinas, shows musicais e um fórum especial da diversidade cultural e artística da Bahia

CAIXA Cultural Salvador (BA): foto Divulgação CAIXA

A CAIXA Cultural Salvador apresenta uma programação diversificada de arte-educação para o mês maio. A agenda contempla uma gama de atividades que vão de dinâmicas instrucionais à contação de histórias e música. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site CAIXA Cultural.


A programação completa pode ser conferida abaixo:

Jornada pedagógica – Inclusão digital

Nas sextas-feiras do mês ocorrerá a jornada Inclusão Digital, que objetiva aproximar idosos do universo digital com informações quanto às ferramentas disponíveis nos celulares e no mundo da web. As turmas abordarão desde as funcionalidades do Google até a compreensão de diversos aplicativos e funções básicas dos smartphones. A jornada objetiva oferecer meios para que o público se torne protagonista de sua própria narrativa digital, proporcionando meios de facilitar o acesso à utilização da tecnologia. O evento acontece nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, com turmas nos horários às 10h30 e às 15h30.

Contação de histórias

Para quem adora ouvir histórias e mergulhar no mundo lúdico através do imaginário e dos sentidos pode participar dos momentos de contação de histórias que inicia com a obra O que a estrada me disse, de Cleo Wade. Com delicadeza e criatividade, o livro mostra a importância de mantermos vivas nossas versões mais corajosas, persistentes e destemidas. A contação de história acontece nos dias 11 e 12, sempre às 10h.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, será abordada a obra O Museu que Caio Inventou, de Simone Bibian. O livro apresenta o menino colecionador Caio e utiliza com sensibilidade a linguagem poética para falar sobre memória, museu e encantamento. A contação de história com acontece ainda nos dias 19, 25 e 26, sempre às 10h.

Atividades diversificadas

Quebra-Cabeça gigante

Tendo como público-alvo crianças, a atividade traz o desafio de montar um quebra-cabeça gigante da CAIXA Cultural Salvador. A atividade adquire um significado especial ao revelar a fachada deste importante espaço cultural da cidade, e os participantes não apenas colaboram na construção de uma imagem simbólica, mas também celebram a arte, a história e a identidade cultural de Salvador, promovendo desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A atividade acontece aos domingos, nos dias 12, 19 e 26, às 11h15.
 

Acessibilidade para quem?

Este encontro em forma de uma roda de conversa aborda sobre acessibilidade, onde os participantes poderão discutir temas relevantes, compartilhar experiências e promover a conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas PcD em nosso ambiente e na sociedade em geral.

A atividade que acontece no sábado (11), às 15h, e terá a presença da psicóloga, palestrante e pesquisadora no campo de estudos social da deficiência, Cleciane Cruz, e da medalhista paralímpica Verônica Almeida.

Nosso Reino

Atividade em parceria com o Museu de Street Art de Salvador (MUSAS) tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a sustentabilidade, o direito à moradia e a preservação da biodiversidade. Através da utilização de materiais financeiramente acessíveis e da reutilização de papelão, os participantes terão a oportunidade de explorar sua criatividade e habilidades manuais.

A oficina acontece no sábado (11), às 15h, e proporciona uma oportunidade para discutir a importância da preservação do meio ambiente e da coexistência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.

Dança materna

A oficina propicia momentos de cumplicidade muito preciosos na construção de um vínculo sadio e contribui para a saúde e o equilíbrio espiritual, emocional e físico da mãe e do bebê. A atividade acontece no domingo (12), às 14h, e consiste em possibilitar uma rica e prazerosa aula de dança para as mães com bebês.

Brincadeiras em família

A oficina possibilitará a diversão e a interação entre família através de atividades como cantigas de roda, andar sobre os pés, corrida do saci, amarelinha, dança da cadeira, entre outras. A atividade acontece no domingo (12), às 15h, e possibilita explorar de formas diversificadas a expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras.

Além do Olhar – Navegando pela educação museal

A atividade aborda o tema da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), “Museus, Educação e Pesquisa”, e realiza um encontro online com a curadora em artes visuais e pesquisadora Janaína Selva, que é especialista em arquitetura e urbanismo.

O encontro online será na quinta-feira (16), às 15h, e abordará o tema Educação museal na pandemia: quais desdobramentos e soluções encontrados no

momento pandêmico, entre os tópicos.

O curioso mundo das artes visuais

A vivência busca promover um ambiente de aprendizado exploratório e criativo para crianças, oferecendo acesso a uma variedade de materiais de artes visuais. O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora que vá além da simples manipulação de materiais.

A atividade acontece no sábado (18), às 14h, e busca ampliar os horizontes das crianças e oferecer oportunidades equitativas de aprendizado de forma inclusiva.

Biodança

É uma prática que busca promover a integração do ser humano consigo mesmo, com os outros e com o ambiente ao seu redor. Combina movimento, música e expressão corporal para estimular o desenvolvimento pessoal e o bem-estar emocional. A atividade acontece no domingo (19), às 14h, e promove a conexão do ser humano com a natureza, incentivando a sensibilidade, a valorização e o respeito pela diversidade de vida na Terra.

Workshop Lab Games

O workshop é um minicurso introdutório realizado pela LAB 108, Laboratório Criativo em Tecnologia, Games e Educação, com o objetivo de dar uma visão geral seguida de exemplos práticos de dinâmicas e conteúdos sobre a indústria de games que podem ser abordados em contexto de sala de aula. A atividade acontece no sábado (25), às 14h.

Pixel Art

A oficina é uma atividade criativa e divertida na qual os participantes podem criar imagens em estilo pixelizado usando contas de hama para promover a criatividade, a coordenação motora fina e a paciência. O evento acontece no domingo (26), às 14h, e possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas e artísticas.

Música

#HISTOCA

O compositor, músico e intérprete Alexandre Leão reuniu um repertório cuidadosamente selecionado, composto por músicas que marcaram não apenas a história baiana, mas também a história do Brasil. O projeto foi desenvolvido em parceria com o professor, escritor e historiador Ricardo Carvalho. Juntos eles apresentam o #HISTOCA, cujos concertos serão no sábado (18) e no domingo (19), sempre às 20h.

SERVIÇO:

CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)

Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30

Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram: @caixaculturalsalvador

Bilheteria: (71) 3421-4200

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

CAIXA Cultural Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close